História da Lareira

lareira obraO Movimento da Lareira surgiu na Paróquia de Nossa Senhora Aparecida do Navio, Cidade e Diocese de Lages, Estado de Santa Catarina, no dia 28 de agosto do ano de 1973. Seus fundadores, Frei Alido Rossa e Frei Hugolino Pedro Becker, ambos da Ordem dos Frades Menores.

No intuito de renovar a sua paróquia programaram um encontro de casais católicos ao qual teriam dado o nome de Lareira. Tal nome despontou em razão de que naquela noite de frio intenso , os dois Freis fundadores, observando o crepitar das chamas do fogão a lenha em frente ao qual se aqueciam veio-lhes a mente uma lareira. Por analogia associaram que é na lareira que as famílias se aquecem, se reúnem e colocam em dia suas diferenças e amores.

Na lareira o calor é como uma fonte renovadora e transformadora das famílias do seu rebanho, que a luz da fé aquece, purifica, renova e santifica a família como um todo. Esta seria a intenção dos fundadores da lareira. O grão de mostarda que haveria de crescer e se desenvolver para o bem de todas as famílias.

A Lareira busca manter acesa a chama do amor nos Lares para que nunca se apague a esperança, porque ainda resta uma esperança, "JESUS CRISTO", por isso a Lareira é considerada "UMA OBRA DE DEUS NAS FAMÍLIAS".

Compartilhar

Site melhor visualizado em 1024x768 ou superior!